quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação e Mais Assuntos

. O brasileiro está cada vez mais acomodado em seu meio. Sabe que não está tudo bem, uma roubalheira sem medidas, injustiças por todos os lados, sendo feitos de palhaço e são poucos os interessados em fazer algo diante essa situação toda. Onde estão as grandes passeatas, reivindicações, o grito por um Brasil melhor e mais justo. E que não se acomode por um sustentar o outro por medidas de esforço de outros.

. Já não bastam os impostos altos, violência que agrava a cada dia e ainda diante de tantos problemas só se preocupa em criar passeatas para liberar um fumo que não só evidencia uma disputa real, como causa diversos modos de conflito e quem não tem nada haver acaba pagando o pato. Posso estar digitando bobagens, mas não acredito em diminuição da criminalidade por liberar tal substância.

. Nos últimos dias foi lançada uma lei/livro dando “passe livre” a “não educação”? Mas o que é isso que você está lendo? Nós vamo tentar explicar nessas pequena frases, para deixar essa parte do texto mas elegante. Já que nossa educação já tá uma merda porque não deixar como tá e ainda impor algo para não atrapalhar tal ato. A educação a meu ver ainda é fundamental, não sou um gênio e que simplesmente responde “é fácil” porque é. Com essa opção a população brasileira é mais facilmente manipulável. Daqui a pouco voltamos a usar correntes.

Liberdade

Tão fácil de observar e quem nunca se perguntou se assim seria por tanto tempo? A obrigação que é dada, diversas ordens e um imenso texto apontando o que acontece se não for cumprida. A liberdade é limitada mesmo sendo dita que ela já está ao nosso favor, a final de contas o que é liberdade em sentidos filosóficos, governamentais, humano?

No governo nossa liberdade é de andar pelas ruas, arrumar um emprego, comprar algumas roupas, ‘ter opção sexual?’, fazer o que bem entender. Até essas escolhas são limitadas. Não se pode andar nas ruas sem pensar na possibilidade de ser assaltado, sequestrado ou pior, arrumar um emprego para passar a vida inteira dividindo mais que a metade para impostos e mal sobra para um almoço descente, cada um bem entende com quem quer se relacionar, discutir hoje em dia o que é certo ou errado as vezes não leva tão adiante e não preciso nem citar do bem entender.

Na filosofia designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade são a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Em ética a liberdade costuma ser considerado um pressuposto para a responsabilidade do agente, para o desenvolvimento de seu ambiente, de suas estruturas para conseguir, no final, satisfação para o meio.

E para o humano com de tantas etnias diferentes, valores sociais que paressem até surreais, que têm poder e aos que não tem nem onde dormir concentram essa liberdade de maneiras totalmente diferentes, que até um ponto correto é dificil de chegar a seu meio tão distante do ideal que precisa de muito para chegar um pouco mais perto. Mas isso se trata do real.

“'Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.'” (Cecília Meireles, em Romanceiro da Inconfidência)