quarta-feira, 22 de julho de 2009

Porque o ser humano é tão egoísta? [Parte:II]

Parte I
_______

. O que o ser humano é hoje, o que tem aprendido foram pesquisados e extraído de testes, vivência e experiências de pessoas que foram importantes para história e além de herdarmos dos que viveram no passado levamos um pouco dos seus hábitos, costumes, desejos ou até então sonhos. Do que há de bom e de ruim carregamos até hoje e aprendemos de alguma forma mesmo para levar o que se pode ou não fazer por “ética”, é importante, pior se escondêssemos todos esses assuntos para as gerações seguintes que seria um tanto estranho não entender e julgar as diferenças.

. Porém mesmo o homem sabendo das diferenças pouco vê ou tem respeito diante da situação que lhe foi apresentado, de uma forma ou de outra mesmo tendo em mente que é indevido ou imoral uma tamanha relevância, aumentado o próprio ego e desmoralizando o próximo, seja pela cor da pele, do ter ou não ter, pela beleza, esperteza, o comentário é assustador e o entanto pior quando vem das pessoas que menos se espera.

. No entanto, é necessário o chamado Ego: Personalidade de cada individuo, sem ele teria um ser sem atitudes, não há nada pior do que um alguém sem atitude. E não existiria o interesse (no sentido de importância) do mesmo se não fosse se conhecer bem para logo após buscar algo diferente para aprender ou fazer aquilo que lhe convém (extrair o que há de bom) ou que gosta, mas, esse já é um assunto diferente, o egocentrismo seria ‘o câncer’.

. O que queria deixar bem claro no texto é a pouca importância que se tem pelo próximo. Não só pelo pérfido moralismo de “ser falso”, mas, como ações mais graves que se vê todos os dias e o do pior são as reações nulas dos que 'estão assistindo’. Segue exemplos:

“ Dia desses, em uma aula pratica no colégio, um grupo de colegas estavam comigo fazendo um trabalho, ao terminar-lo e também terminando a aula, na hora de recolher o material, uma colega esqueceu seu material, minha mochila estava cheia e realmente não tinha como carregar o seu material, pedi para um colega levar para devolver a ela, ele simplesmente respondeu ‘ah, deixa aí, esqueceu, esqueceu’ no entanto fiquei nervoso com sua ação, respondi por sua atitude, e levei o material da colega para devolver. Já esperava essa reação, mas, queria ver uma mudança. Porém não foi uma surpresa tão agravante.”

“ Estágio no hospital a alguns meses e sempre há os momentos em que os próprios acadêmicos entram em conflito por causa das faculdades que estão cursando, é um tanto comum e não é preciso ir tão longe para enxergar-los, porém, presenciei uma ação que me deixou muito mal e que realmente não podia fazer nada. Havia ocorrido um acidente grave na BR envolvendo uma van e um carro de passeio, o acidente se deu a partir do senhor que estava no carro de passeio completamente embriagado e com seus 2 filhos de 10 a 12 anos no carro. Ele invadiu a contramão, atingindo a van, que estava cheia de passageiros que iam para casa, causando uma morte, haviam 12 pessoas na van, duas dessas pessoas no banco da frente, e para eles o impacto foi maior, fraturando-lhes vários ossos e um com risco de perder a perna. Até então haveria salvação. Chegando na emergência foram feitos os primeiros procedimentos médicos e foi constatado que seria necessário uma cirurgia imediata na pessoa com o risco de perder a perna, ela tinha fratura na mandíbula, cortes profundos na face, fratura na perna e lesão extensa no pé esquerdo. Após a cirurgia na face do paciente, só restava resolver a fratura na perna e lesão extensa em seu pé, por onde perdia muito sangue. O médico olhou o pé do rapaz, avaliou e constatou que não era preciso fazer nada, além de mexer na lesão do mesmo sem anestesia, a dor do paciente foi intensa que até eu senti por ele, com irresponsabilidade o “doutor” deixou o ferimento aberto, onde enfaixou e largou mão, e foi dormir, deixando o paciente sangrando fazendo o correr risco de perder a perna.”

“Estava assistindo a televisão, era um desses programas de comédia onde os integrantes fazem entrevista com diversos tipos de pessoas, nesse dia eles estavam fazendo perguntas a políticos, e quando chegaram em um fizeram uma pergunta ‘enquanto ao povo, você vai fazer o que?’ ele com cara de que não tava nem se lixando nem para a mãe respondeu “estamos fazendo projetos, é isso...’ só de pensar que tiveram coragem de ter posto o mesmo no poder, é aquilo ‘finjo que trabalho e ganho bem’, faz sentido, pois nas eleições são todos anjos.”
_
"O egoísmo e o ser humano
O amargo egoísmo!
Coloca-nos uma leve seda pelos olhos que nos tolda a visão e não nos deixa ver o ser grotesco e patético em que nos tornamos. Magoamos quem nos é próximo, quem nos ama, quem nos quer bem. Sem consciência? Ou nem tanto..."

_





. O filme The adventures of Mark Twain (As aventuras de Mark Twain) mostra bem no que o ser humano tem se tornado após sua criação (e para os que não crêem “sua evolução”) por ser “de um grande feito”. Mostrando que o ser humano é uma praga e no entanto é o mesmo de nada, briga por assuntos insignificantes, são mesquinhos, egocêntricos e só dão valor depois que perdem, não é de hoje que se sabe disso, o filme é de 1985 e muito interessante, categoria infantil, mas, achei muito pesado para essa faixa etária.
_
. O EGOÍSMO HUMANO
" QUANDO O SER HUMANO DEIXAR DE LADO O PENSAMENTO EGOÍSTA DE QUE É SUPERIOR PERANTE OUTRO, OU QUE TEM O DIREITO DE POSSE SOBRE O SEU SEMELHANTE, E VOLTAR A SER HUMILDE, COLOCANDO-SE NA POSIÇAO DE IGUALDADE SOCIAL, PODEREMOS ENTÃO ACREDITAR EM UM MUNDO MELHOR E MAIS JUSTO"
(GILSON DE LOS SANTOS)
_

terça-feira, 7 de julho de 2009

Calvin And Hobbes [clique para ampliar!]


Coquetel

. Que tal uma mistura? Comum para muitos e revelado por poucos? Sua dose pode levar até a mais profunda loucura para quem não sabe lidar com ela, sensações estranhas que deixa doente, vezes até difícil de recuperar. A final sempre querem nos afogar.

. É a mistura da solidão + inverno + timidez. Tudo bem, pode ser só “solidão + inverno” o suficiente para dar seu efeito. Dizem que a solidão tem a sensação de frio e não ter como se esquentar. É uma ótima explicação, por saber como definir-la. Agora imagine o frio no frio. É tenso.

. A presença de alguém especial é importante, mas, mais difícil é pensar tanto nessa pessoa e a mesma nem sabe que você existe. "Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade." Terceira lei de Newton, porém, o trabalho para realizar a ação é mais complicado do que se espera.

. Estamos em tempos onde tudo está agindo diferente. A três anos atrás não era tão preocupante assim, mudança na temperatura global (clima), mudança na relação das pessoas (clima) e uma ignorância ou rejeição por sua parte (clima?).

. A solidão e a timidez faz pensar que há uma menos importância. Até o olhar para o céu em quanto o sol se despede e a lua cheia ‘dourada’ que rouba sua cena é triste. Poucas vezes se percebe essa beleza, porém, o pior é perceber e lembrar do “frio”. Não é nada satisfatório, então só começar a agir em um novo dia.