sábado, 23 de agosto de 2008

Animais Exóticos [Mata-mata]

. Mata-mata (Chelus fimbriatus) é uma espécie de tartaruga de água doce pertencente à família Chelidae. É a única espécie do gênero Chelus. Encontrada predominantemente nas águas doces da América do Sul, é um animal carnívoro, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes.


Descrição
. Ao ver uma mata mata, é quase impossível confundi-la com qualquer outra tartaruga. A mata mata é realmente única. Tem uma carapaça marrom ou preta de até 44.9 cm. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e profundamente chanfrada atrás.
. A cabeça é bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Tem numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada.
Cabeça, pescoço, rabo, e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, mais longo que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados.
. Cada pata dianteira tem cinco garras com membranas nadatórias. Machos tem couraças côncovas e rabos compridos e longos.

Pelo menos é mais bonito que o Aye-Aye, ah! isso eu garanto!

Nenhum comentário: