segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Discussão [+ Bullying]

. Pelo que parece não muito afetar e que muitos dizem ser comum entre a garotada é o Bullying. Da tal ação que convém em fim a sérios caos em um futuro próximo e, não é de atualmente que tal arte é ocorrida.

. Venho de uma geração em que bullyinge era o que havia. Sofri bullying, e, não vou negar que também fazia o mesmo, porém, me arrependo do que fiz e um pedido de desculpa não faz voltar no tempo.

. É difícil acabar de vez com tal ato, mas, de pouco em pouco e com cautela na educação do jovens, pode-se chegar a diminuição de tal ato.
_
. Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
_
Caracterização do bullying:

No uso coloquial: entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.

O cientista norueguês Dan Owelus define bullying em três termos essenciais:
- O comportamento é agressivo e negativo;
- O comportamento é executado repetidamente;
- O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
_

Bullying divide-se em duas categorias:
-Bullying direto;
-Bullying indireto, também conhecido como agressão social.

. Bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos.

. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

*Espalhar comentários;
*Recusa em se socializar com a vítima;
*Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima ;
*Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

. O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

. É do bullying em que uma grande parte das tragédias internacionais acontece. Vem ao caso o que ocorreu a pouco tempo numa universidade dos EUA, onde um jovem executou colegas e depois se matou com um tiro na cabeça. Visto como mal feitor, cabeça fraca, sendo que o Bullying meche muito com o psicológico. A vontade de mudar modifica pode até destruir sonhos. E os que praticaram são vistos sempre como inocentes. O que pode tornar a humanidade tolerante, irracional e até ignorante, sempre indo pouco a fundo expondo culpa em um caso só, mas, sempre com cautela ao chegar a tais conclusões. Sempre respeitar o próximo.

Nenhum comentário: