domingo, 13 de março de 2011

Tremor, Tsunami [+ Japão]

Terremoto - Um ‘sismo’ é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Grande maré de terremoto: esse é o significado da palavra tsunami em japonês. Os tsunamis são ondas gigantescas, provocadas por perturbações nas profundezas do mar, com abalos sísmicos (maremotos), erupções vulcânicas ou no fundo oceânicas.

. Esse assunto tem tomado os noticiários nos últimos dias, com o que tem acontecido no Japão onde o tremor (impacto) refletiu na china, somando imensas ondas (deixando alerta outros países) que acabaram engolindo tudo em sua frente varrendo plantações, casas, córregos, estradas uma cena assustadora da força das águas somada com os movimentos subterrâneos da terra.

. As perguntas surgiram de imediato: entender por que aconteceu, Qual a chance de acontecer novamente? O quão forte o próximo tremor pode ser? Para então pensar em uma precaução. Prejuízos causados por este fenômeno junto com grande número de mortos e desaparecidos. A surpresa de um terremoto até para um país que já tem um histórico de terremotos é difícil, é um caso de a qualquer momento acontecer um novo deslocamento de terras.

. Enquanto as usinas nucleares com vazamentos espalhando as radiações já confirmadas, danos causados por radiações demoram décadas para degradar (tá certo?) expondo ainda mais o perigo e ameaça a saúde dos cidadãos.

. A preocupação com a população é grande, ainda mais nos locais mais afetados, restando esperança e solidariedade para uma recuperação pelos danos e cuidado com o povo castigado pelos fenômenos naturais do planeta.

Nenhum comentário: