terça-feira, 22 de abril de 2008

Rasga Mortalha [+Folclore +Lenda, Realidade?]



As corujas são pássaros da fauna mundial com exceção da Antártida, são pássaros de hábitos noturnos e diurnos. Na Grécia antiga a imagem da coruja era relacionada à sabedoria. Em todo o mundo está registrada 212 espécies da ave sendo 24 da fauna brasileira, como são boas caçadoras as corujas tem uma visão e audição aguçadas.

De acordo com o folclore nordestino a Rasga Mortalha é um pássaro agourento que todos que cultuam a lenda têm medo. Segundo a lenda este pássaro visto passar em cima da sua residência e cantar (que o canto da mesma aparenta uma pessoa rasgando um pano de ceda) um dos moradores morre. Não é de hoje que os nordestinos cultuam esta lenda, o rei do baião, Luiz Gonzaga da década de 1940 há 1980 já registrava a lenda da rasga mortalha e outros pássaros considerado agourento como Acauã, Picuí não fugindo das tradições nordestinas que também acredita nesta lenda.

A voz e o nome do animal:

Da Rasga-Mortalha: Ave noturna, agoirenta. A sua voz lembra perfeitamente o ruído de uma tesoura cortando pano. Termina o canto com um estridente som que faz lembrar o rasgar de uma mortalha lutuosa daí a denominação popular adequada. A ave pode ter uma variação de cores diferentes, branca, cinza, camuflada e etc.

Há muitas questões feitas sobre essa lenda, muitos dizem que é realidade (que o "piado" avisa a morte), outros já não acreditam, mas pouco se justifica.

Pessoalmente já ouvi casos relacionados sobre essa lenda que sinceramente foi um choque terrível e sim resultou em medo. Quando era pequeno me contavam historias sobre esse pássaro o que me fez acreditar nessa lenda. Para fixar, ocorreram casos que confirmaram a tão antiga lenda. Para mim é apenas um passarinho piando, mas é bem assustador.

Fonte: Picuí online e Jangada online

26 comentários:

MARCELO MOURA disse...

é muito assustado,sim! aqui na minha cidade tem uma rasga mortalha, que fez um ninho no teto da igreja matriz aqui da cidade, isso que torna a ave mais misteriosa..., sem falar que a ave quando morre alguem, não é sempre, já a vi até o corpo da pessoa ser levado para o cemitério, eu quando ouço a piado da rasga mortalha, fico assustado, pois desde criança ouvi histórias que só me deixaram mais apavorado, mais eu acho a ave muito linda, muito linda mesmo.........MARCELO MOURA -AFONSO BEZERRA/RN.

Unknown disse...

Acho que é mais uma questão de acreditar! se voce acredita, acontece!
Eu particularmente nao acredito muito não!
Essas aves são linda! penas tão macias!
Já presenciei casos qm que corujas cantam, tipo um ou dois dias antes da pessoa morrer,mas nenhum dos casos era a Tyto alba (Rasga - Mortalha), era a uma Speotyto cunicularia!!

"vivi" disse...

Eu naum acredito, sou fã de coruja , tenho até uma coleção de corujas, ja tive uma de verdade..
Isso vai de cada um,poucas pessoas sabem que é uma coruja....

marly disse...

massa eu sou do nordeste especificamente ceará amo a lenda da rasga mortalha tirando a parte do meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedinhu q eu tenhu eu já ou mais de trinta e duas vezes esse som parece um som de uma costureira cortando seu técido para fazer uma mortalha,mortalha a roupa que os mortos vestem

Unknown disse...

Moro num 2º andar do prédio, quando chega às 18 hs todos os dias começa os piados dos rasga mortalhas, são tantos de um prédio pra outro que dar até medo, elas ficam voando de um pra outro, e quando foi uma noite dessas, eu estava deitada na área do AP, então um rasga bem grande estava na antena parabólica em frente pra mim só olhando e outra vez eu estava deitada e passou uma quase rossando em mim, mas muitas vezes tenho muito medo de ser verdade o que dizem sobre a morte de alguem da casa.

Anônimo disse...

OLA MORO NO INTERIOR DO MARANHÃO E PRA MIM NAO É UMA LENDA A HISTORIA DO RASGA MORTALHA É UMA VERDADE, TODAS AS VZES QUE OUÇO ESSE BARULHO JA ME PREOCUPO QUANDO NAO É UM PARENTE PODE ESPERAR QUE É UM AMIGO OU CONHECIDO QUE MORRE. EU TENHO QUASE CERTEZA DISSO SEMPRE ACONTECEU ASSIM COMIGO E COM AS PESSOAS QUE CONHEÇO SEMPRE MORRE ALGUEM. OH PASARO MALDITO.

Anônimo disse...

a lenda do rasga mortalha e verdadadeira , porque a minha avo ouviu ele no murro da casa dela cantando e no dia seguinte o meu primo morreu !
sempre que ela ouve ela sabe que alguem vai morrer

play boy mix disse...

tytdksgh;tydfkykdkykrtoktkzdrjtidrjtrkykgjdgmgmgjtmrtoritiopiokojckjgkjfgdkgjuirtwetoppirweirjiothyortijtjtrjkejwlrkjtklwjrtjiojiojjjeijewijwejjijtejjiojiojjwetjjetjewtreetertrt

Paloma_lp..para sempre.... disse...

Essa ave me da mto medo pq sempre ouvi falar dela ..e de suas hstorias apavorantes.por isso tenho mto medo pois ja ouvi o "piado" dela varias veses... e tda vez q ouço fico apavorada pq acredito nas lendas dessa ave linda e assustadora..

Anônimo disse...

Eu acredito sim nessa "lenda" pois certa vez minha avo viu ela decer do ceu a meia noite e gritar e uns 5 dias depois a senhora ki morava perto de casa faleceu

Anônimo disse...

aff, q nada eu amomo adorooo corujas principalmente a suindara. já vi uma coruja jarucutu bem de perto eu estava centimetros ddela era tão linda mas voou nunca esquecerei as corujas são sinal de boa sorte nao de má sorte, pra mim...

paloma leonardi disse...

Gente eu adóro corujas...mais os relatos me deixaram morrendo de medo

SANDRA disse...

TENHO PAVOR A ESSE ANIMAL,AQUI NO INTRIOR PASSAR SEMPRE ESSA AVE QUE TIRAR MEU SONHO,TENHO TANTO MEDO QUE AS CEZES NEM DURMO.SANDRA ALAGOINHAS.

Anônimo disse...

ei ninguem tá falando da coruja, e sim do cantou que coincide com trajedias... olha acredito..

Roraima disse...

Bom eu acredito no agouro da rasga mortalha, aqui na vila onde moro ela nunca errou, certa vez em uma noite, eu estava na praça com minha namorada, vi ela cantando cruzando o ceu e derepente dobro e passou em cima de uma casa cantando, fiquei assustado nunca tinha ouvido uma ave cantar tão feio,. acho que demorou meia hora, vi aquela correria na casa, era um senhor que teve um infarto e acabou morrendo.ae deste então acredito que ela avisa que algo ruim ira acontecer.

Anônimo disse...

Jente ja vi caso quando uma passou em cima da casa do meu amigo e soutou o canto, quando foi no outro dia ele adoeceu e quase ele morreu.

Anônimo disse...

Jente ja vi caso quando uma passou em cima da casa do meu amigo e soutou o canto, quando foi no outro dia ele adoeceu e quase ele morreu.

Cândida Vitória disse...

Assim eu não acredito muito nisso , isso é mais pra coisa pisicologica ,
eu tenho uma amiga que o pai dela , estava doente de cançer na lingua , a causa de beber muito (..) ele estava fazendo tratamento em Teresina-PI , e quando foi no Domingo de manhã passou essa ave na casa , da familia dele .. a mãe da minha amiga disse : que ia poderia acontecer alguma coisa muito ruim . Quando foi no Domingo de tarde , rebemos a noticia que o pai da minha amiga , não conseguio rexistir a quimioterapia e morreu . Fiquei muito assustada !
Ah , um dia eu estava saindo da igreja , eu fui pra praça com minha prima , na hora que eu cheguei lá , passou essa rasga mortalha , ai fiquei com medo , porque como diz a lenda , quando ela passa rasgando morre alguém , só que ela passa em cima da residencia , como lá não tinha nenhuma fiquei mais tranquila .. Mais ainda tenho dúvidas disso .
Vitória Amorim - Pauslistana - PI

Anônimo disse...

estou com muito medo,pq minha irmã disse que hj,passou uma rasga mortalha por cima da casa dela,estou muito apavorada.

Anônimo disse...

estou com muito medo,pq minha irmã disse que hj,passou uma rasga mortalha por cima da casa dela,estou muito apavorada.

loisa disse...

ñ acredito nisso a maioria de quem conta alguma coisa ja ouviu falar ou a vó ja contou,ate pq ela é uma ave voa por td parte. quando as coisas tem de acontecer acontecem. um passaro ñ vai mudar nada.

Anônimo disse...

eu acho que e verdade pois meus amigos deceram que que passo um onde meu avo mora e eu rcebi a noticia ue ele morreu

adauana disse...

e verdade sim tenho medo dessa historia meu avo morreu ontem e uma rasga mortalha passou na casa dele to sempre atenta pra sabe se e meu familiar

joao disse...

nossa eu ja vi uma em cima da igreja matriz aqui de dom pedro ma ela tem um ninho mas nunca ouvi ele piar

to com medoooooo

Anônimo disse...

EU ESTAVA NA CASA DA MINHA MAE QUANDO PASSOU ESSA RASGA MORTALHA RODIANDO A CASA DA FRENTE ELA RODIAVA E PARAVA SEMPRE EM UM MESMO LUGAR E COMESAVA A CAVUCAR COM A SUA PATA E ELA NO AR O MEU CORPO SE ARREPIOU TODINHO DE MEDO

Anônimo disse...

nossa só de falar ja tenho medo..
eu vivir minha infancia ouvindo essa lenda de coruja e rasga mortalha. eu acredito pra caramba nessas coisas eu ja presenciei muito isso..