terça-feira, 22 de abril de 2008

Rasga Mortalha [+Folclore +Lenda, Realidade?]



As corujas são pássaros da fauna mundial com exceção da Antártida, são pássaros de hábitos noturnos e diurnos. Na Grécia antiga a imagem da coruja era relacionada à sabedoria. Em todo o mundo está registrada 212 espécies da ave sendo 24 da fauna brasileira, como são boas caçadoras as corujas tem uma visão e audição aguçadas.

De acordo com o folclore nordestino a Rasga Mortalha é um pássaro agourento que todos que cultuam a lenda têm medo. Segundo a lenda este pássaro visto passar em cima da sua residência e cantar (que o canto da mesma aparenta uma pessoa rasgando um pano de ceda) um dos moradores morre. Não é de hoje que os nordestinos cultuam esta lenda, o rei do baião, Luiz Gonzaga da década de 1940 há 1980 já registrava a lenda da rasga mortalha e outros pássaros considerado agourento como Acauã, Picuí não fugindo das tradições nordestinas que também acredita nesta lenda.

A voz e o nome do animal:

Da Rasga-Mortalha: Ave noturna, agoirenta. A sua voz lembra perfeitamente o ruído de uma tesoura cortando pano. Termina o canto com um estridente som que faz lembrar o rasgar de uma mortalha lutuosa daí a denominação popular adequada. A ave pode ter uma variação de cores diferentes, branca, cinza, camuflada e etc.

Há muitas questões feitas sobre essa lenda, muitos dizem que é realidade (que o "piado" avisa a morte), outros já não acreditam, mas pouco se justifica.

Pessoalmente já ouvi casos relacionados sobre essa lenda que sinceramente foi um choque terrível e sim resultou em medo. Quando era pequeno me contavam historias sobre esse pássaro o que me fez acreditar nessa lenda. Para fixar, ocorreram casos que confirmaram a tão antiga lenda. Para mim é apenas um passarinho piando, mas é bem assustador.

Fonte: Picuí online e Jangada online
Postar um comentário