quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Amizade X Interesse

. Não é de espantar muito, mas, a tecnologia de certo modo tem deixado o ser humano solitário, não generalizando e nem dando ênfase a essa idéia, porém, tem se agravado esse sentido perante os tempos que vai passando. A cada momento fica mais difícil de adquirir uma amizade verdadeira, aquele que você realmente chama de amigo e que não fique só pelos momentos de “vamos tomar uma cerveja?” só para rachar a conta.

. Sinônimo de amizade não tem se perdido pelo tempo, nem querendo dizer que antes as amizades realmente valiam à pena, mas, depositar confiança em alguém acreditando que ela não vá lhe “sacanear” já é de bom tamanho. Uma amizade mantida por interesses tem como perceber a falsidade, imoralismo, falta de atenção, e também a preocupação com o seu próprio nariz, pois bem “antes ele do que eu”.

. O que seria diferente de amigo de verdade ou até mesmo que não só se interessa pelos seus bens? , acredita-se que cada um tenha o seu conceito de amizade e não haveria regra pelo certo ou errado disso. Acho que amizade seria companheirismo, afeição, dedicação ao próximo, em fim um laço, o que alguns animes vem mostrando desde tempos. “vai muito além que isso”. O interesse: aproveitar do “colega” só pelos seus bens e pelo que pode conseguir. Assim se arruma um confronto e situações relacionadas à inveja e então falsidade.

. Saber selecionar com quem anda seria um meio de evitar? , e as tais amizades onde só querem ver minha caveira? , acredito que há uma diferença e uma associação correlacionada as palavras “amigo”, “colega” e “inimigo”. Amigo: aquele que quer bem, favorável, partidário, aliado, afeiçoado. Colega: pessoa que, em relação à outra, faz parte da mesma comunidade, corporação, profissão. (E porque não enquadrar aqui o interesseiro?). Inimigo: adversário, não amigo, hostil; nocivo, indivíduo que tem ódio a alguém. Logo poderia se relacionar: Amigo e Colega, “amigo”, “colega”, colega e inimigo, amigo e com o tempo inimigo.

. A discussão vai bem mais a fundo do que somente uma lida no dicionário, deveria, digamos, que relacionar uma visão holística, como um todo, mostrando situações diversas, meio em que o outro vive e como foi criado, o dever, a ordem, a ajuda, a ética. Ambientes onde tem que ser bem analisado, seria também ter a capacidade de perdoar e entender a situação do próximo, isso dependendo do convívio, do pessoal. “O vacilo”.

. Conheço muita gente, perdi amizades, ganhei outras, mas, assim são divididos: amigos, colegas, “inimigos”. Algo mais de “fulano é gente fina” ou “sicrano não me chamou para ir à balada”. Tenho mais “colegas” do que amigos. Nem todo mundo consegue depositar confiança no próximo ou que vá além das situações profissionais. Afinal, “em terra de cego, quem tem um olho é rei ‘e quem tem dois olhos é muito malvisto’”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem que ver issae fera...

Anônimo disse...

Brinks bom texto!