terça-feira, 3 de agosto de 2010

Jovens e web


. Quando somos apresentados ao mundo e se dá um tempo para crescer aprendemos que o mundo é um lugar maravilhoso, cheio de magias, contos de fadas, com chocolate saindo de fontes, onde tudo se é possível, que tudo é tão fácil e fácil é tão tudo o que nos faz desejar vida eterna. Meus caros se vocês cresceram assim, sim vocês foram enganados, aqui está cheio de predadores esperando um vacilo e o mundo está apodrecendo. Triste mas verdade.

. Ultimamente está cada vez mais intrigante o envolvimento de crianças/adolescentes em casos bizarros e vergonhosos. Antes de qualquer citação nesse texto pedofilia é crime, se você usuário tem certeza ou suspeita de algum abuso a menores denuncie “aqui”.

. Recentemente tem explodido nos noticiários o envolvimento de menores com vídeos/fotos sensuais na internet, e se foi para internet é modesto dizer que poucos milhões de pessoas podem ter acesso. Se há algo a se comentar é que os jovens são espertos, inteligentes, aprendem rápido, obtém habilidades para usar as tecnologias dispostas. E como são tão espertos acabam descobrindo e saciando ‘suas curiosidades’ por si próprio. (Para diversificar essa visão linear nem todo mundo cresce e/ou é igual. Cada caso é um caso).

. Há o porém, só porque são menores não quer dizer que são tão inocentes assim, alguns aproveitam da idade para fingir ou fazer algo ilegal. Manipulados ou agindo de uma maneira precipitada, não dá para somente “julgar” pela idade, de tão espertos e inteligentes deixam de ser desde o momento que aceitam agir de tal forma, ('de qualquer maneira são só crianças') prejudicando a próximos, parentes e a eles mesmos. (De maneira alguma esse texto tem o intuito de dizer como criar uma criança).

. Caso da jovem de 14 anos que se despiu para jovens na internet com outros milhões de pessoas tendo acesso. Pensar algo como “é inadmissível, isso é um absurdo” mostrando uma fúria, preocupação “céus onde nós paramos”. O motivo (sic) foi uma aposta em um jogo, ela teve a opção de aceitar ou não jogar e sabia “o que tinha que pagar” se perdesse. Constrangedor para ela e para os pais. Não houve nada inocente aqui por parte dela.

. Sem contar com os inumeros e famosos “caiu na net” que fazem sucesso e também fazem famílias mudarem de estado se descobrirem.

. Mesmo criando os filhos de maneira certa há uma ação inesperada. Os pais mostram (ou não) o que é certo e errado às consequências do que ‘o fazer errado’ pode causar mesmo assim aprende-se da pior forma, é comum do ser humano errar para aprender às vezes nem isso. Estas situações são mais próximas do que se imagina.

Nenhum comentário: